segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Texto A Danação do Objeto, de Regis Ramos

O texto de Ramos tem foco no ensino da história através do objeto, utilizando Paulo Freire como fonte de referência para a metodologia que propõe.
É importante ressaltar que, para Paulo Freire, educador brasileiro da década de 50, a educação perde seu aspecto formal, a educação se faz na coletividade, trazendo uma ideia diferente da chamada educação bancária vigente. Paulo Freire trabalha com o conceito de palavra geradora, sugerindo que cada aluno traga suas palavras geradoras, rompendo com o sistema dominante na alfabetização, o de emissor-receptor, e sugerindo um modelo dialógico de educação.
Regis Ramos transpõe essa metodologia para o museu, utilizando objetos geradores como método de ensino, lembrando que os objetos geradores devem fazer parte da vivência das crianças. Entretanto, Regis critica a visita ao museu que não explora o olhar, afirmando que, nem o museu e nem o educador estão preparados para educar através dos objetos, que poderiam ser melhor utilizados como instrumentos na educação. Ao longo do texto, refere-se muito à questão do tempo, fazendo constante relação entre o ontem e o hoje, para que as crianças aprendam a partir da cultura material, a partir da vivência de cada aluno.

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