terça-feira, 27 de setembro de 2011

Texto Magali Cabral

Cabral inicia o texto abordando o conceito de cultura e de museu, defendendo a ideia de que a cultura é constitutiva e interpretativa, e que a museologia é a ciência dos fatos museológicos, que por sua vez constituem-se na relação entre o Objeto e o Homem. Cabral afirma também que o museu é uma instituição cultural que pode possibilitar que a grande diversidade cultural  seja revelada, sendo uma plataforma para um diálogo comum, que restaure as relações humanas.
Ao contrário de Maria de Lourdes Horta, que propõe um passo a passo para a educação nos museus, Magali Cabral diz que a educação não se faz a partir de um método, entendido no sentido de manual. Segundo ela, o método se faz de acordo com cada situação e cada grupo, em uma visão construtivista. Assim, a educação se dá através de um processo, e não de um método.
Outra questão abordada por Cabral diz respeito à situação dos visitantes quando visitam o museu, chamando a atenção para os três contextos que influenciam o visitante:
- o contexto pessoal: a bagagem pessoal que o visitante já possui
- o contexto social: se o visitante está só ou em grupo, como a equipe do museu irá interagir com ele.
- o contexto físico: compreende a arquitetura do edifício e as sensações provocadas pelas características do ambiente.
Conclui o texto lembrando que a educação para o patrimônio é uma forma de mediação que propicia a diversos públicos a possibilidade de interpretar bens culturais, atribuindo-lhe os mais diversos sentidos.

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